Camisetas de Qualidade.

Camisetas de Qualidade.
Uniformize seu Evento ou Equipe.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Música afeta desempenho no treino, aponta estudo

O pesquisador recomenda incluir na lista de músicas para malhar as que trazem alguma boa recordação Quem deseja otimizar o treino não precisa apenas investir em roupas mais leves e tênis adequados. A playlist que você escuta enquanto malha, corre ou caminha afeta, e muito, seu desempenho. Portanto, ela deve ser montada levando em consideração qual exercício você realizará e o bpm (batimento por minuto) de cada canção. É o que aponta o estudo de Marcelo Bigliassi, publicado na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte.

Mas para montar uma listagem com músicas adequadas para a atividade é preciso selecionar as canções levando em consideração o gosto pessoal e o quanto a canção é motivadora. "A pessoa deve escolher uma música que ela se sinta confortável ouvindo e, caso ela não tenha como medir o bpm e avaliar se é uma boa escolha, o ideal é que ela tenha pelo menos o batimento próximo da sequência de passadas que ela dá", recomenda Bigliassi.

Não existe nenhum estilo musical proibido para se ouvir durante os treinos.  Bigliassi indica acrescentar na listagem músicas que lembrem alguma recordação boa e revigorante. "É uma música que assim que começa a tocar estimula e dá um gás para que a pessoa continue fazendo a atividade", determina.
Ouvir música durante a prática de atividades é recomendado com base em estudos de processamento paralelo. "À medida que a pessoa faz um exercício ela foca mais no que escuta do que nas pequenas dores e no cansaço que a atividade traz", revela.
Músicas de caráter inspirador também podem ajudar a dar um ânimo para levantar do sofá e ir para a academia. "A Eye of The Tiger, trilha do filme Rocky Balboa, por exemplo, já foi alvo de diversos estudos, pois ela passa uma mensagem positiva e quando usada antes de praticar uma atividade apresenta melhorias nessa atividade", explica.

Medir o bpm
Diversos aplicativos podem ser baixados na internet para identificar qual o batimento por minuto de uma canção, mas ainda assim mostrar a lista ao professor de Educação Física é uma das melhores opções. "A pessoa deve procurar um profissional com conhecimento para se certificar se as músicas escolhidas são adequadas ao treino que ele realiza", destaca ele.
Uma música ideal para uma corrida de maior intensidade deve ter, em média, uma variação de 120 a 145 bpm. Já uma caminhada moderada, entre 115 e 125, enquanto uma caminhada leve deve ter até 100 bpm.
Ainda que escutar uma música com o bpm incorreto para atividade física possa afetar o treino, ela não traz nenhum tipo de prejuízo para o corpo. "Mas nem sempre ouvir uma música dessas é ruim, pois durante uma atividade a pessoa pode usar uma música não sincronizada, mas ter os batimentos cardíacos aumentados por essa canção ser motivacional e aumentar a ativação para a tarefa", pondera o autor do estudo.

Músicas diferentes para cada treino
Para quem treina musculação, mas não deixa o treino aeróbio de lado, o ideal é separar os treinos em duas playlists, pois cada exercício tem uma execução rítmica diferente. "A corrida tem uma batida, enquanto a musculação tem outra. Quando a pessoa está fazendo um treino de hipertrofia, uma música muito rápida sai da pulsação rítmica do próprio exercício e isso não é adequado", destaca Carlos Hernan Guerrero Santana, membro do Conselho de Educação Física de SP.
Bigliassi indica músicas motivacionais para os treinos de musculação. "É muito difícil sincronizar uma música com as repetições de cada exercício, teria que colocar uma canção muito lenta e o caráter motivacional fica perdido", alerta.
Para quem costuma fazer um treino de alongamento antes de iniciar outras atividades, essa playlist também deve ser composta de músicas diferentes e mais calmas.

Playlists prontas
O iTunes, reprodutor de áudio desenvolvido pela Apple, dispõe de diversas playlists que podem ser baixadas para a prática de diferentes tipos de exercícios. No entanto, Bigliassi alerta que as músicas selecionadas nem sempre têm a mesma qualidade motivacional para cada um. "Não existe uma única canção que motive a todos. É uma escolha muito pessoal", explica.
Além disso, existe a questão da sincronização dos movimentos. "A música proposta pode oferecer uma intensidade diferente, pois mesmo que eles tenham elaborado a listagem pensando numa frequência de passadas média, isso varia de pessoa para pessoa”, define.

Fonte:
Thamires Andrade
Do UOL, em São Paulo 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saiba quais são as indicações dos polivitamínicos para a vida dos atletas

Nutricionista Cristiane Perroni recomenda cautela aos praticantes de exercícios e afirma que ter uma rica alimentação é suficiente para a saúde

 

Uma das primeiras preocupações de alguém que começa a praticar algum esporte é: "Será que preciso de suplementação?" Na busca por suprir eventuais faltas de vitaminas, os atletas têm procurado cada vez mais os polivitamínicos. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, através de uma alimentação rica, colorida e variada é possível atender a todas as recomendações de vitaminas e minerais diárias.

corrida pilulas remédios (Foto: Divulgação)Suplementos devem ser usados com o acompanhamento de uma nutricionista (Foto: Divulgação)
 
O treino regular e intenso de exercícios pode aumentar as necessidades de micronutrientes, devido a maior produção de radicais livres e perdas corpóreas. Frequentemente os atletas treinam com descanso inadequado, ingerem poucas calorias e são expostos a altas temperaturas, comprometendo o sistema imune e expondo o corpo a lesões e infecções recorrentes, além de desidratação.

A nutricionista recomenda que apenas praticantes de atividade física intensa, atletas e indivíduos com ingestão alimentar restrita ou inadequada façam uso de polivitamínico. Ela adverte que os suplementos devem ser ingeridos ao deitar, longe das grandes refeições, para evitar interações negativas entre vitaminas e minerais. Por exemplo, o cálcio diminue a absorção de ferro e zinco, e o sódio diminue a absorção de cálcio.

- Neste caso, acho indicado fazer um acompanhamento individual para elaborar um plano alimentar e o uso de Centrum ou similares que não contenham megadoses dos micronutrientes – afirmou Cristiane, fazendo menção ao suplemento predileto entre os corredores.
O paulista Marcos Gagliardi defende o uso dos alimentos naturais.
- Em alguns raros momentos tomo Centrum, mas na verdade com uma boa alimentação nada disso é necessário. Tudo vem da terra.

Para atletas profissionais, Perroni sugere que tomem, além do polivitamínico completo (vitaminas e minerais), vitamina C (500 mg) e vitamina E (400 mg), por conta do efeito antioxidante, que melhora o sistema imunológico. E alerta para o uso indiscriminado dos suplementos.

- No Brasil, tem sido observado o uso abusivo de suplementos alimentares em praticantes de atividade física, devido ao grande apelo comercial . O excesso pode produzir efeito tóxico e prejudicial a saúde como distúrbios gastrointestinais, como vômitos e diarreia, fadiga, lesão renal, erupção na pele, lesão hepática, dentre outros.
Bruno Menezes (23) concorda com Cristiane.
- Nunca precisei de suplementos, pois me alimento muito bem, com verduras e legumes variados. Os únicos corredores conhecidos que tomam, só o fazem pois não seguem uma alimentação balanceada.
bruno menezes hipertrofia corrida (Foto: Arquivo Pessoal)Bruno Menezes se alimenta bem e não faz uso de suplementos (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: Eu Atleta Globoesporte  30/04/2012 19h07 - Atualizado em 30/04/2012 19h07


quinta-feira, 17 de maio de 2012

5+: Livros sobre corrida


Encontre inspiração nessas leituras para correr cada vez mais e melhor


euatleta header 5+ (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Tem gente que busca inspiração para corrida num conselho, numa música ou em um exemplo. Para mostrar que também é possível se motivar através da literatura, apresentamos umas dicas de leiitura para você correr cada vez mais e melhor.
15/05/2012 18h27 - Atualizado em 15/05/2012 18h27
5+ livros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Fonte: Globoesporte - Eu Atleta